12/06/2017

Aveiro - A "Veneza Portuguesa"

Aveiro é uma cidade localizada na região central de Portugal. Chegamos no domingo de manhã em Lisboa e de lá seguimos para Leiria.  Aveiro foi a nossa primeira escolha de passeio.
Da Freguesia de Vieira de Leiria, aonde estávamos hospedados, até Aveiro a distância é de 120 km e demorou um pouco mais de 1 hora. Fomos em um dia de primavera e estava bem quente por lá.

Chegamos por lá e logo fomos procurar os passeios pelos canais. Uma curiosidade,  os canais são formados por água salgada, sim, água do mar, e eles são chamados de Ria. As embarcações por lá, são chamados de Moliceiro, são pequenas embarcações que navegam pelos canais da cidade.

O passeio dura em média 1 hora e custou € 8 por adulto. O pequeno também foi, mas como ele ainda não tem 3 anos, foi cortesia.


aveiro


Passeio de Moliceiro:


É muito agradável fazer o passeio, a vista é linda, e o barquinho não balança tanto (ainda bem). Diversos moliceiros transitam pela ria, em alguns trechos tem até um pequeno trânsito.


moliceiro em aveiro


Andanças por Aveiro:


Aproveitamos também para conhecer os famosos Ovos Moles de Aveiro. É um doce, a base de ovo, envolto em uma casquinha de hóstia. É um doce conventual, muito tradicional da região. Os ovos moles que experimentamos tinham formato de conchas do mar.

portugal


Caminhamos a pé por Aveiro e almoçamos no Shopping Fórum Aveiro. Comi uma tradicional alheira de mirandela. Alheira é uma espécie de linguiça, cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau. Eu sou suspeita para falar, porque eu adoro. E essa estava divina!


aveiro portugal


Dica: Aproveitei e no shopping mesmo eu comprei o chip turista da Vodafone. Você paga € 14,90 e tem direito a 15 dias de internet, com plano de dados de 30 Gigas. Super compensa!!!

aveiro portugal


  • minha foto foi selecionada no e apareceu no instagram da Gol, no Desafio Gol 19. Eu fiquei super feliz, porque Aveiro tem cada cantinho lindo.  

arte de rua
Foto selecionada no desafio GOL


Muitas pessoas optam por andar pela cidade, sem fazer o passeio pela ria. Nas nossas andanças, encontramos diversos parquinhos para a criançada.

Farol da Barra


Andando em Aveiro, uma moradora nos falou para irmos até a praia, que era linda. Fomos até lá para conhecer.

O Farol da Barra é o maior farol de Portugal, fica localizado na praia da Barra, freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo.

aveiro
Farol da Barra

Essa esteira nos leva á praia mesmo, e lá tem um caminho para um farol menor.

aveiro


Passamos o dia todo passeando, e foi fantástico poder conhecer um pouquinho da "Veneza" portuguesa, como eles dizem por lá.


farol da barra



Eu me encantei por Aveiro, agora quero voltar para conhecer Costa Nova, que é pertinho, e tem as famosas casas listradas.







  1. Que lugar mais lindo, Tati! Eu, que já queria morar em Veneza, agora quero morar em Aveiro também! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Já fui em Lisboa, amei conhecer lá, quero conhecer aveiro tbm

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search