26/02/2018

Visto Americano: como tirar o seu e das crianças

Quando se fala em viajar para os Estados Unidos, a primeira coisa que vem à cabeça é: o Visto Americano. Nessa matéria, montamos um guia prático e fácil para te ajudar nesse processo.

visto americano


Muita gente vê o processo de solicitação do visto americano como um bicho de sete cabeças, mas não é, não!!! Você vai ver que com um pouquinho de paciência e boa vontade dá pra fazer tudo sozinho e, ainda, economizar uma bela grana que você pagaria pro despachante.

Visto Americano- Para todos (adultos e crianças):

Passaporte:

Pra começar, a primeira coisa que você tem que fazer é ter o passaporte já emitido em mãos. Nem adianta querer fazer as duas coisas ao mesmo tempo porque não dá. Se você já tem visto, deve se lembrar que logo no início do processo de solicitação vai precisar informar o número do passaporte. 

Preenchimento Formulário DS-160:


Já está com o passaporte? Ótimo! Então, comece preenchendo o formulário DS-160.
Essa é a parte chata porque o formulário é extenso e está todo em inglês, mas, se você tem dificuldade com o idioma, fique tranquilo porque o site tem um sistema que traduz o texto quando você coloca o mouse sobre ele. O formulário é dividido em seções e tem a opção de salvar os campos já preenchidos ao final de cada uma delas. Recomendo muito que você salve cada etapa para não correr o risco de ter que começar tudo de novo no caso de alguma falha.

Preencha todos os campos da forma mais precisa possível e, quando chegar na parte que pede as informações sobre a viagem, caso você ainda não tenha uma data certa nem saiba onde vai ficar, coloque apenas uma estimativa das datas e informe o endereço de um hotel da cidade para onde você pretende ir. Lembre-se de que existem várias categorias de vistos e você deve solicitar o visto B2 que é o de turismo.


visto americano
DS-160


Pagamento:


Preenchido o formulário, acesse o site para fazer o pagamento e o agendamento da solicitação. Nele, você terá que preencher um cadastro, escolher o CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – de sua preferência para fazer a entrega dos documentos, decidir se o passaporte com o visto será retirado no próprio CASV ou enviado por correio e fazer o pagamento da taxa de solicitação de visto que, atualmente, é de US$160. A conversão para Real é feita automaticamente pelo site conforme a cotação do dia e o valor pode ser pago com cartão de crédito ou boleto bancário.

Depois de feito e compensado o pagamento, chegou a hora de agendar a visita ao CASV. É só acessar novamente o site e escolher a melhor opção de data disponível para você. 

Agendamento Coleta de Dados e Entrevista:

Após a visita ao CASV para a entrega de documentos e coleta de dados biométricos, será necessário agendar e passar pela entrevista no Consulado Americano levando toda a documentação já apresentada no CASV mais todos os documentos que comprovem vínculo com o Brasil.

Diferente do passaporte, o visto americano tem validade de 10 anos, independente da idade , tanto para os adultos quanto para as crianças.

Visto Americano- Crianças


visto americano

Todos os passos listados acima devem ser realizados: 
- a criança deve ter passaporte
- preencher DS-160
- pagamento da guia 
- agendamento CASV
- entrevista

Documentos que devem ser levados no CASV e na entrevista:

• Passaporte da criança
• Página de confirmação do formulário DS-160
• Página de confirmação do agendamento
• Foto 5×7

Uma dica pra lá de importante é que a maior parte dos vistos infantis recusados são por causa da fotografia, então capriche! A foto tem que ser recente, colorida com fundo branco e ter boa iluminação. A criança deve estar olhando para a frente, todo o seu rosto deve aparecer, ocupando metade área da foto e, de preferência, com as orelhas expostas e sem cabelo na testa.

No dia da visita, crianças de até 13 anos não precisam estar presentes, é só um dos pais comparecer levando a seguinte documentação:

 Passaporte da criança
• Página de confirmação do formulário DS-160
• Página de confirmação do agendamento
• Foto 5×7


→Se os pais já tiverem o visto, o processo leva de 7 a 10 dias, e nesse prazo o passaporte com o visto da criança estará pronto.

→ Se os pais não tem o visto e também queiram solicitar, o processo é o mesmo até aqui. A diferença é que depois da visita ao CASV para a entrega de documentos e coleta de dados biométricos, será necessário agendar e passar pela entrevista no Consulado Americano levando toda a documentação já apresentada no CASV mais todos os documentos que comprovem vínculo com o Brasil.

Outra opção mais cara, mas bem menos trabalhosa, é contratar um serviço de despachante que fará todo o serviço em seu lugar, desde o preenchimento do formulário até a apresentação dos documentos da criança no CASV.


Atualização (fevereiro de 2017):


A ordem executiva emitida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, muda algumas regras relativas à necessidade de entrevista para renovação de vistos. Mas o que mudou?

– Viajantes com visto válido ou vencido há menos de 12 meses poderão ser dispensados da entrevista. Antigamente, esse prazo era de 48 meses;

– Jovens de 14 e 15 anos não serão mais dispensados de entrevista. Continuam dispensadas crianças até 13 anos;

– Idosos a partir de 66 anos não serão mais dispensados da entrevista; a dispensa ocorrerá apenas a partir de 80 anos de idade.

Então, se seu pequeno ainda não tem o dele, acesse o passo a passo do como tirar o passaporte das crianças  e, quanto estiver com o passaporte, volte aqui para saber como pedir o visto.


reserve aqui

  1. Realmente tirar o visto americano não é tão complicado (apesar de parecer kkk). O meu está vencido, quando der preciso renovar 😉 bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu pequeno já tem o visto, mas precisamos refazer seu passaporte. Viajamos em agosto!

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati
    Ótimo seu post!
    As dicas ajudam muito.
    Quando tirei o visto da Letícia não preciso de entrevista, mas depois de uns anos para o Gabriel precisou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati, eu amei seu post, tira a dúvida de muitas famílias...
    É um pouco burocrático eu acho (risos), mas adorei porque confesso que tinha muitas dúvidas...
    Tirei só passaporte anos atrás, mas logo engravidei e acabei nem usando o passaporte e não tirei o visto...
    Dicas e passo a passo show.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  5. Tati amei a explicação. Será bem útil por aqui vaos precisar em breve.
    Bjus
    May

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search