Aquário de Santos - dica de passeio

Santos, fica localizada no litoral paulista há 70 km da capital, mais ou menos 1 hora de carro , saindo do centro de São Paulo. Tem a orla com o maior jardim em extensão do mundo (a orla é linda mesmo!). Realmente é encantadora. E o Aquário Municipal de Santos é uma atração imperdível para quem visita a cidade. Quase parada obrigatório, vale a pena reservar umas horinhas para conhecer o local. 

santos aquário



Santos:

Nós frequentamos bastante Santos, meu sogros  moram lá,  vira e mexe estamos pela baixada.
É uma cidade que sou apaixonada , e se pudesse com certeza moraria por lá.
Ela tem tudo de uma cidade grande, com trânsito menos caótico, e com o melhor: tem praia.

Um dos passeios mais tradicionais para turista e moradores é a visita ao Aquário de Santos. O Aquário de Santos fica na Ponta da Praia, de fácil localização e acesso. Fica próximo ao Porto de Santos, e em temporada de navios, dá para fazer a visita e casar de ver as embarcações saindo.

O Aquário Municipal de Santos, possui a fachada ainda  preservada, desde a sua inauguração.

Santos aquário municipal



Curiosidades sobre o Aquário de Santos:


O Aquário Municipal de Santos completou 70 anos em 2015. O local é o primeiro e mais antigo aquário público do País, recebendo, em média, 600 mil visitantes por ano.

O aquário santista acumula diversos recordes e ações inéditas. Foi pioneiro, por exemplo, ao utilizar água captada diretamente do mar e ao ter um sistema de filtragem, além de ser o primeiro parque público do País a registrar o nascimento de um pinguim em cativeiro, há 13 anos, a Fraldinha, uma das atrações mais queridas do local, ao lado de outros pinguins de Magalhães.

Entre as espécies marinhas encontramos: tubarões-lixa, lobo e leão marinho, peixes de várias espécies ( em especial os peixinhos da Disney:  Nemos e Dorys , fazem a alegria dos pequenos e seu tanque é um dos mais disputados), há também caranguejo aranha,  tartarugas, os ouriços  e estrelas do mar.

Nossa Visita:

Apesar de frequentar bastante o litoral paulista, e estar direto na cidade, eu não visitava o aquário fazia muitos anos. Mas nada como um filho, para nos fazer ir em um local diferente, ou revisitar aquele lugar esquecido há anos (que era o caso).

Em comparação a outros aquários (como o de São Paulo, por exemplo), ele é bem pequeno.
Ele é antigo, mas está bem conservado.  Alguns tanques/aquários tem a informação sobre a cor da água, que ela não é turva de sujeira e sim a cor dela mesmo.


visita ao aquário de santos

Fomos no feriado de 15 de novembro, e não haviam filas quilométricas, estava bem sossegado.
Todos os tanques tem informações sobre as espécies que ali habitam. Podemos encontrar até peixes mais raros, e espécies ameaçadas.

Para o pequeno foi diversão garantida. Ele amou ver os peixinhos, se encantou com os tubarões e as tartarugas. Como eu já disse , os peixinhos do filme Procurando Nemo, são os que mais fizeram sucesso com ele.

santos aquário

Os vidros do tanque dos pinguins estavam bem embaçados então quase não deu para vê-los ( essa é a minha única crítica ao local).


santos aquário - pinguins

Um habitante que encanta a todos é o Leão Marinho, em janeiro de 2018 ele completou 13 anos, com direito a festa e tudo. Ele é da espécie Abaré-Inti,  é a maior atração do local.

No Aquário desde dezembro de 2011, o mamífero vive no maior tanque, com 380 mil litros de água. O carnívoro é alimentado quatro vezes por dia com sardinha, manjuba e pescada, totalizando 12 quilos. Nos períodos mais quentes do ano, os veterinários e biólogos acrescentam gelo e ‘picolé’ de peixe no cardápio.

Novas atrações - atualização em setembro/2018: 

O Aquário tem muitas outras atrações, como o tanque oceânico com 350 mil litros de água que abriga as arraias-borboletas. Elas chegam a quase dois metros de ponta a ponta. Além delas, há cerca de outros mil indivíduos de 100 a 120 espécies. São animais nativos e exóticos, o que permite aos visitantes – tanto moradores quanto turistas – conhecer o ambientes submersos brasileiro e estrangeiro.
Mesmo quem já foi ao Aquário Municipal de Santos tem motivo para voltar

É que ainda não deve ter dado tempo de conhecer os novos integrantes: o pirarucu, peixe amazônico com cerca de 1,70 metro de comprimento e o bebê pinguim, de 30 centímetros, filhote da primeira pinguim nascida em cativeiro do Brasil. Ambos são atração há pouco mais de um mês, fazendo valer a pena a visita a esse ponto turístico que figura entre os mais procurados do Estado.

Ambas as espécies são novidade desde novembro. O peixe chegou como doação do aquário de Ubatuba, no Litoral Norte. “Esse peixe chega a quase três metros, e o aquário de Ubatuba era pequeno para ele. É a maior espécie de peixe de escamas do País”, explica Alex Ribeiro, biólogo marinho e coordenador do Aquário santista.
Ficamos mais ou menos 1 hora e meia lá dentro, e percorremos todo o aquário.

Mas foi uma tarde deliciosa, e que será repetida mais vezes.

Está pela pela baixada? Corre até o Aquário Municipal de Santos e faz um visita.


Serviço:


O local fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Já aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 9h às 20h. O ingressos custam R$ 5, sendo que menores de 12 anos e maiores de 60 têm entrada gratuita. Estudantes e professores pagam 50%.

Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n - Ponta da Praia, Santos - SP, 11030-600


reservas tripbaby

Onde se hospedar:

Para finais de semana em Santos, temos alguns hotéis muito bons. 

Um ótimo custo benefício é  o Ibis Budget Santos Gonzaga

Outra opção é o Ibis Santos Gonzaga

E para quem quer mais conforto, tem o Novotel Santos. Nós já nos hospedamos por lá, e super recomendamos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atrações em São Paulo

Postagens mais visitadas