31/10/2016

Halloween - Doces ou Travessuras?

halloween

Hoje, 31 de outubro é o dia das Bruxas, ou o  famoso : Halloween. Essa data tem suas raízes não na cultura americana, como todo mundo pensa,  mas sim no Reino Unido.

A ORIGEM e O SIGNIFICADO:


Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Mas uma coisa é a etimologia de seu nome, outra completamente diferente é a origem do Halloween moderno.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.

Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Atualmente, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos, e ao longo dos anos, foi "exportado" para outros países, entre eles o Brasil.

Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.


DOCES ou TRAVESSURAS?


Nos Estados Unidos, as crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Por aqui, algumas festas estão começando a surgir para a  criançada aproveitar essa data. Algumas escolas já adotaram no calendário, alguns shoppings incluíram na sua programação.

No 1º ano de vida, aliás no primeiro mês de vida, em 2014, a tia Dê , do Embarcando na Leitura, foi passear nos Estados Unidos e trouxe uma linda fantasia de abóbora.

halloween



No ano passado, estávamos em Portugal, e lá o Halloween, e já é mais tradicional. Nas ruas do dia 31, várias crianças passeavam fantasiadas. Eu comprei para ele uma jaqueta de caveira, e passamos a noite de Halloween no que estávamos hospedados, o Hotel Tryp Montijo, que teve uma festa bem bacana no lounge.


Nosso Halloween no hotel Tryp Montijo em 2015:


halloween



halloween


halloween




Esse ano, 2016, o pequeno ficou ruim todos esses dias,e ai não curtimos nenhuma festinha, mas hoje eu vou colocar uma roupinha legal nele, pelo menos para foto, né?

E vocês, festejam ou não essa data? Vou adorar saber...


assessoria

  1. Ai que tudo o Biel com a roupinha que eu trouxe e depois em Portugal! Ele fica lindo de qualquer jeito. Adorei o post!
    Você foi indicada pelo blog Embarcando na Leiutra ao prêmio Dardos. Parabéns!
    Beijos,
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Ah, vou esperar a foto deste ano! Tem que manter a tradição, Tati, já que as duas produções anteriores foram muito fofas.
    Por aqui também curtimos e tenho sempre doces para distribuir para a molecadinha
    Bjks mil
    Clauo

    ResponderExcluir
  3. Que fofos, adorei tudo! Aqui curtimos muito também!

    Clau

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente aqui não festejamos: a escola da Melissa acredita que a data entra no mérito da religião e como não haveria consenso com famílias, prefere não celebrar. Então acaba que nem comemoramos. Mas eu acho o conceito da festa incrível. Pena que aqui no Brasil as pessoas não entram no clima das casas decoradas, e todo resto

    ResponderExcluir
  5. Aqui festejamos e adoramos o halloween.
    É pura diversão.

    ResponderExcluir
  6. Aimmmmm gentemmmm ....morrendo com tanta fofura. Aqui Theo estuda em uma escola bilíngue então a diversão com o Halloween é garantida.💋💋

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro essa comemoração. Pena que no Brasil ainda não é tão comum.

    E quanta fofura no seu post. Amei.

    ResponderExcluir
  8. Adoro a data e depois que fui para os USA nessa época gosto ainda mais!! heheh
    bjs e melhoras pro pequeno

    ResponderExcluir
  9. Esse é o primeira ano que festejamos aqui pois Beatriz teve festa na escola. Foi fantasia e achou super divertida a festa com brincadeiras e guloseimas.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a roupinha, as comidas e as informações.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search